11 de mar. de 2011

Curso de Japonês, Aula 08 - Substantivos em Japonês

 Curso de Japonês, Aula 08 - Substantivos em Japonês

Como vocês já sabem, os susbstantivos são palavras que usamos para designar seres, coisas, idéias e etc. Eles são a base para o estudo nao só do japonês, mas de qualquer idioma. Podem ser flexionados em gênero, número e grau e sempre acompanhados de um artigo. Se dediquem bastante e qualquer dúvida ou sugestão, comentem e eu logo responderei. 

Artigos: Ao contrário do português, a lingua japonesa não usa artigos e nem algo equivalente a eles. Só sabemos o significado exato através do contexto. Sendo assim, a palavra cachorro pode significar "um cachorro" ou "o cachorro".

Gênero e Número: Esta parte aqui complica muito a vida de estudantes de japonês. Pois, assim como os artigos, não se há uma definição exata. Um exemplo é o kanji 子, que pode significar "garoto", "garota", "garoto", "garotas". Mas umas boa notícia, é que isso facilita, pois não precisariamos aprender diversos kanjis para uma mesma espécie de substantivo. Para não se confundir, os japoneses usam uma combinação de kanjis. Observe a seguinte frase:

これは子です (kore wa ko desu)

Nessa frase, não dá para diferenciar se estamos falando se falamos de alguém no masculino ou feminino, e também sobre quantas pessoas. Para compreender, precisamos adicionar mais kanjis a frase:

これは男の子です。(kore wa otokonoko desu - este é um garoto)これは女の子です。(kore wa onnanoko desu - esta é uma garota)これは女の子が五人です。(kore wa onnanoko ga gonin desu - estas são cinco garotas)これは男の子が六人です。(kore wa otokonoko ga gogin desu - estes são seis garotos)

Essas frases são pouco usadas, apenas quando se há dificuldade para compreender.

Como relacionar os substantivos: Quando queremos relacionar substantivos, usamos a partícula の(no) no meio deles. Essa partícula indica 3 idéias básicas, que são: origem, especialização e posse. Ela indica posse quando está relacionada a outro substantivo, aí ela pode ser traduzida como "de" ou "com". Observe:

きれいな眼の人。(kirei na me no hito - a pessoa com belos olhos)大学の教授。(daigaku no kyouju - professor da universidade)クラスの委員。(kurasu no ii - o representante da classe)

Quando o substantivo posterior a essa partícula é de lugar, a partícula indica a origem desse substantivo. Exemplo:

フランスのジャムですか。(furansu no jamu desu ka? - é geléia francesa?)

Essa partícula pode também usar o segundo substantivo como característica do primeiro. Veja o exemplo:

いちごのジャムです。(ichigo no jamu desu - é geléia de morango)
Compartilhe nas Redes Sociais :

0 comentários:

Postar um comentário